Apresentação

As Guerrila Girls, grupo de artistas norte-americanas, em seu trabalho entitulado “Do women have to be naked to get into the U.S. museums?(As mulheres devem estar nuas para entrar nos museus dos Estados Unidos?), apontam  o fato de que menos de 3% de todos os trabalhos artísticos expostos no Metropolitan Museum são de mulheres, ao passo que 83% dos nus retratam corpos de mulheres. A realidade de outros museus, incluindo os brasileiros, não é muito diferente.

Em toda a história da arte a mulher foi representada enquanto objeto por artistas homens. Sendo apenas objeto, no domínio artístico e não artístico, não era sujeito da experiência estética. No decorrer do tempo esse espaço foi sendo conquistado, chegando à atualidade com um grande número de mulheres artistas, que apresentam suas leituras dos fatos e de si mesmas. Hoje, sabe-se que diversos nomes foram apagados da História por não se adequarem à moral daqueles que a escreveram, uma moral que não admite uma figura femina em posições de prestígio e que prefere se referir à grande parte das mulheres pela sua relação com homens, também artistas ou que sejam renomados de alguma forma, ao invés de pelo seu trabalho artístico – como é o caso de Camille Claudel, Maria Martins e tantas outras.

Por esses nomes esquecidos ou deixados em segundo plano, resolvemos dar visibilidade ao trabalho de mulheres artistas de áreas diversificadas, catalogando seus trabalhos de forma a também disponibilizar material para a utilização pedagógica em ambientes formais e informais.

Mais sobre nós: https://fissuraa.wordpress.com/sobrenos

Sejam bem-vindas/os!
Esperamos que gostem do blog!

Uma consideração sobre “Apresentação”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s