Associação de Mulheres de Itamatiua

Este slideshow necessita de JavaScript.

A comunidade quilombola de Itamatatiua, localizada no município de Alcântara, no Maranhão,  é repleta de mulheres maravilhosas e fortíssimas que, sem exagero, são quem move a comunidade. Tive o privilégio de conhecer algumas dessas mulheres que receberam a mim e um grupo de amigos de braços abertos e nos ensinaram com suas falas, gestos, ações e sorrisos muito mais do que várias aulas e livros poderiam. Escrevo com saudades daquela comunidade e principalmente de suas mulheres – Dona Heloísa, Dona Maria de Lourdes, Dona Domingas, Alexandrina e aquelas cujos nomes não me lembro. – feministas no melhor e mais real sentido da palavra.

Nesta comunidade de mais de 300 anos formada inicialmente por pessoas tanto de origem  africana quanto indígena , existe, desde 1989, a  Associação de Mulheres de Itamatatiua, anteriormente chamada de Associação de Mães. Esse grupo, em que participam alguns homens, embora seja sempre liderado por mulheres,  se organiza para resolver questões da própria comunidade, para o trabalho na roça e a produção de peças em cerâmica.

Como é possível ver nas imagens, as peças de cerâmica se dividem em utilitárias – como potes, panelas, xícaras, etc. – e esculturas figurativas – como as peças de mulheres, sapos, cabeças, criaturas por elas inventadas etc.. A técnica que utilizam para as peças circulares de um modo geral, impressiona por não utilizarem nenhum tipo de torno. Em nossa breve estadia, podemos assistir a Dona Domingas fazendo algumas peças e é impressionante a habilidade e velocidade em que trabalha, sem ajuda de qualquer instrumento a não ser um graveto e um pouco de água.

As esculturas em barro retratam principalmente mulheres como elas mesmas em ações cotidianas, embora também ajam outras criaturas e formas em seu repertório. Cada uma tem um estilo próprio e suas peças geralmente são assinadas.

Portanto, da próxima vez que estiver viajando pelo Maranhão não deixe de dar uma passadinha em Itamatatiua e conhecer essas mulheres maravilhosas e sua produção!

Tauana M.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s