Claudia Casarino – Pyandi

Claudia Casarino estudou artes visuais na Universidad Nacional de Asunción, Paraguai e complementou sua formação no exterior. Já apresentou obras em quase todos os países da América Latina e atualmente a instalação Pyandi [acima], composta por três vestidos brancos suspensos um em cima do outro, se encontra no Museu de Belas Artes de Santiago, Chile. Abaixo, segue a tradução do texto que acompanha o trabalho na exposição:

“No século XVI, os guaranis do Paraguai ofereciam suas filhas aos espanhóis para evitar qualquer tipo de hostilidade e durante séculos esse país ganhou fama de “Paraíso de Mahoma” de tão forte que estava a prática da poligamia. No entanto, entre 1864 e 1870, cerca de 90% da população masculina tinha sido sucumbida na guerra da Tríplice Aliança entre Argentina, Brasil e Paraguai. Assim que as mulheres paraguaias tiveram que tomar conta dos assuntos do país devastado, o que proporcionou uma certa independência que superava a dos países vizinhos.

O título da obra está em guaraní e significa “pés descalsos”. Faz alusão à pintura La Paraguaia (1879) do artista uruguaio Juan Manuel Blanes, onde mesmo descalça e rodeada de cadáveres de guerra, a mulher paraguaia continua em pé.

A homenagem que Claudia Casarino faz para essas mulheres consiste nesses três vestidos suspensos de maneira simbólica. São vestidos assinados para a filha, a mãe, a esposa ou as viúvas ?”

São trajes de um só tecido para mulheres de diferentes idades e alturas distintas, como se estivessem recém lavados, neste caso, purificados. Não pode-se usá-los, apenas observá-los.

Alexandra C.

 

Mais informações e imagens de trabalhos da artista: http://www.claudiacasarino.com/index.html

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s