Nan Goldin tem exposição censurada pela Oi Futuro

Este slideshow necessita de JavaScript.

A fotografa Nan Goldin teve exposição censurada pela Oi Futuro após 2 anos de preparação. A curadora Ligia Canogia divulgou a seguinte carta na internete:

“Em reunião ontem, no Oi Futuro, fui comunicada pelo curador e pela direção do instituto que a exposição de Nan Goldin estava suspensa.

Em ato arbitrário, prepotente e desrespeitoso com a artista, os curadores, e sobretudo, com a obra de arte, a mostra foi CENSURADA.

A artista chegaria ao Rio dentro de 20 dias, e a exposição se inauguraria em 09 de janeiro, ou seja, faltando praticamente 1 mês.

A direção e a curadoria dessa casa simplesmente não sabiam quem era Nan Goldin e o conteudo de suas imagens, tomando conhecimento delas apenas no final de outubro, embora tenham selecionado a exposição em edital de um ano atras.

Um trabalho de quase dois anos foi jogado fora, sumariamente.

Atos como este so se inscreveram na historia durante o nazismo, o fascismo e as ditaduras.

A instituição teve apenas o desplante de me pedir que levasse a exposição para outro lugar.

Se vocês puderem e quiserem se manifestar a esse respeito, eu agradeceria, pois vou reencaminhar ao Oi Futuro a ressonância dessa arbitrariedade no meio artistico.

Um grande abraço,
Ligia Canongia”

Tive a oportunidade de ver o vídeo Heartbeat, o que foi censurado (formado por uma série de fotos apresentadas em seqüência), na 29ª Bienal de São Paulo. Já admirava muito o trabalho dessa fotografa e ver esse trabalho foi uma ótima experiência. As fotos tem um olhar íntimo, como só seria possível em um ambiente conhecido. São situações extremamente humanas, com pessoas de verdade, pessoas lindas e complexas, fotografadas sem medo de supostos erros (partes estouradas, movimento, desfoque, cenas escuras).

O universo que ela retrata é, com freqüência, marginal. Sexo e drogas estão presentes, assim como casais homossexuais e travestis. A forma como essas pessoas e elementos aparecem, sem que sejam exotizados, é um aspecto que admiro bastante em seu trabalho.

Houve uma situação parecida que aconteceu em Brasília há alguns anos. A artista brasileira Márcia X (veja a postagem do vvv sobre ela aqui) teve um trabalho em que desenhava pênis utilizando terços censurado de uma exposição de arte erótica no CCBB. Artistas da cidade protestaram, mas o trabalho continuou de fora.

Dessa vez, pelo que diz a matéria da veja, a pressão deu certo em alguma medida e a exposição deverá ir para o MAM, no Rio de Janeiro. A Oi Futuro se mantém na decisão de não expor o trabalho da artista.

Me pergunto qual o espaço que artistas tem no Brasil para trabalhar questões de sexo, gênero e sexualidade se as instituições que podem expor seus trabalhos se baseiam em um moralismo nada laico…

 Tauana M.

Veja o que foi publicado sobre o assunto:

http://rede.outraspalavras.net/pontodecultura/2011/11/28/a-fotografa-polemica-que-a-oi-censurou-no-brasil/

http://www.supergiba.com/oi-futuro-censura-exposicao-de-nan-goldi/

http://oglobo.globo.com/cultura/exposicao-da-americana-nan-goldin-periga-nao-acontecer-3336112

http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/oi-futuro-desiste-de-suspender-patrocinio-a-exposicao-de-fotos-controversa-mas-disfarca-o-apoio

3 comentários em “Nan Goldin tem exposição censurada pela Oi Futuro”

  1. Tive oportunidade de ver uma exposição desta artista naravilhosa na Suiça e reconhecer a importância de seu trabalho fotografico como registro de seu olhar sobre o submundo novayorkino do new wave e do punk.Suas imagens retratam a efervescência cultural urbana,erotismo,diversidade, drogas e momentos transgressores entre os amigos,.travestis, parceiros sexuais,amores e desamores entre casais gays e heteresexuais e sobretudo sua imersão entre ela mesma e sua produção artistica …O que influencia até hj o meu fazer criativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s