Alessandra Sanguinetti: o estranho delicado

             Alessandra Sanguinetti é fotógrafa nascida em 1968, em Nova York, tendo morado na Argentina de 1970 a 2003. Nesse período elaborou sua série de fotografias mais renomada,  intitulada The Adventures of Guille and Belinda and The Enigmatic Meaning of Their Dreams (As aventuras de Guille e Belinda e o Enigmático Significado de Seus Sonhos 1998-2002).

           Extraindo de um cotidiano uma estranheza poética e delicada,  Sanguinetti condensa e compõe cenas simbólicas a partir do universo de adolescentes.  Nessa série, a artista dá títulos pontuais que ganham contornos simbólicos de acordo com os elementos presentes nas fotos.

            As fotos, feitas com suas duas primas Guille e Belinda, parecem captar o período de experimentação e auto-conhecimento que marca a adolescência, onde em ambientes domésticos essas crianças na transição para a adolescência fazem do campo um espaço de experimentação.

            Imagem

               Na obra O Casal (1999) da referida série vemos as duas crianças Belinda e Guille representando cada uma um ente de um casal. Belinda está com um bidoge, calças e chapéu e Guille possui a cabeça escondida atrás da de Belinda, que mantém uma postura firme.

             A figura desse casal evoca códigos de feminilidade e masculinidade relacionados aos elementos de cada universo de gênero (chapéu, calça, bigode, sutiã, calcinha, pulseiras) que delimitam o gênero, sendo chamativos na fotografia. O casal está de mãos dadas, numa evidência de ligação.  Essas imagens parecem versar sobre as possibilidades de uma vida adulta futura experimentada na infância, em um deslocamento de possibilidades e papéis.

Imagem

            Em O Colar (1999) Belinda está coberta de adereços femininos como colares, brincos e pulseiras. Guille observa atentamente um de seus colares enquanto Belinda olha firmemente para o/a observador/a.

               Belinda parece ostentar em seu corpo magro e infantil um ensaio de feminilidade, parecendo resoluta, enquanto Guille porta algo como uma hesitação enquanto observa o colar de Belinda.

Série completa:

http://www.magnumphotos.com/C.aspx?VP3=CMS3&VF=MAGO31_10_VForm&ERID=24KL53X_A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s