As coisas estão mudando! (mesmo que devagarinho)

linha mulheres artistasEstava agora jogando as palavras “mulheres artistas” no google, como faço algumas vezes desde que começamos o blog e coletivo um pouco mais de 7 anos atrás (!!!!!!!!), e percebi algo diferente. Agora o google mostra uma linha de rostos e nomes de mulheres artistas visuais, cênicas e musicistas de variadas épocas. Algumas das quais já estão aqui, outras ainda vamos escrever sobre. Mas o fato é que lá atrás, quando começamos, não aparecia assim de cara esses vários nomes. Lá pela metade do caminho, uns três ou quatro anos atrás talvez, lembro de ter visto uma fileira semelhante, mas que apenas mostrava atrizes hollywoodianas ou globais. Agora estavam ali Lygia Clark, Lygia Pape, Maria Bonomi, Ana Mendieta, Yoko Ono, Fayga Ostrower dentre várias outras. Ainda um grupo excessivamente branco e hegemônico, mas com um razoável número de representações sul-americanas, ao menos.

Lembro-me particularmente da Hanna Hoch, artista dadaísta maravilhosa, sobre a qual não havia material em português no google quando escrevi sobre ela em 2010! E olha que coisa linda, agora vemos não só muita coisa sobre ela em português como várias páginas e blogs escrevendo sobre mulheres artistas, documentários com essa temática, mulheres artistas aqui do DF se organizando em rede e de forma geral uma visibilidade para as mulheres nas artes consideravelmente maior que em 2010! Claro que não fomos nós que fizemos isso, mas estivemos junto desse processo e isso é muito bacana!

Queremos que cada vez mais mulheres artistas sejam conhecidas – afinal, como está em uma das sessões de nosso primeiro zine, “Frida não estava só” – e que esse grupo esteja cada vez mais repleto de artistas negras, indígenas, lésbicas, trans, periféricas, com deficiência ou de qualquer outra identidade sistematicamente oprimida pela sociedade. Ainda há muito o que percorrer, mas devagarinho, com amor e resistência de muita gente de todos os lados, as coisas vão mudando! ❤

 

Tauana M.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s