As ordens no paraíso – o animal e o humano por Alice Lara

A exposição as Ordens do Paraíso, da artista brasiliense Alice Lara, apresenta pinturas que a artista criou a partir de sua vivência no zoológico de São Paulo. Lara pesquisa há muitos anos a questão da relação dos animais com os humanos e maneiras de pensar essas próprias categorias, que são necessariamente relacionais.

A artista nos recebe na exposição por meio de um texto em que descreve o seu processo criativo, explicando acerca da escolha do nome da exposição, que teria vindo da fala de um pai no zoológico que dizia que “seria lindo se todos os animais viverem assim em harmonia, todos juntos, como se fosse o paraíso”. A aparente harmônica ordenação expressa na fala, oculta o controle da vida e a artificialidade dos dioramas, redutos criados para simular o natural.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os animais que vivem nos zoológicos são retirados de seu contexto original ou ali estão por serem resgatados de situações de maus-tratos, tendo sua vidas ligadas a esse cuidado, e cerceamento, humano. Alice Lara explora as questões éticas dessas relações,  nos convidando a pensar acerca da espetacularização da vida dos animais e dos ambientes artificiais criados pelos humanos. A artista expõe essas dualidades e contradições a partir de escolhas compositivas e ao trabalhar com espelhamentos e as transparências dos vidros do zoológico.

As pinturas de Lara alcançam nessa exposição um refinamento compositivo, trabalhando com a aparição do fundo em fortes contrastes. O modo de trabalhar o fundo, feito a técnica da encaústica, permite uma unidade de todo o conjunto expositivo, juntamente com as plantas e o forte amarelo das paredes.

Serviço:

“As ordens no paraíso”, da artista Alice Lara

Local: Referência Galeria de Arte. SCLN 202 Bloco B Loja 11 Subsolo – Asa Norte, Brasília-DF. Contato: (61) 3963-3501 e (61) 98162-3111

Visitação: segunda-feira a sexta (10h às 19h) e sábado (10h às 15h) até 29/02.

Classificação Indicativa: todos os públicos.

 

Ana Carolina Lima 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s