O Museu do Prado presta homenagem às artistas silenciadas pela história

Querides, esse post é a tradução de uma notícia que rolou agora pouco, dia 8 de março e que recebi numa mensagem da pesquisadora Danielle Almeida, que mediou o GT em que eu apresentei a trajetória do Fissura, no evento Nós tantas outras, realizado pelo SESC São Paulo. Logo menos farei uma postagem sobre o evento!

° ° ° ° ° ° ° ° °

O Museu do Prado presta homenagem às artistas silenciadas pela história

Este slideshow necessita de JavaScript.

Imagens do Museu do Prado em homenagem, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a artistas silenciados pela história com uma tela gigantesca que reproduz a obra "Estudio del natural" (1887), obra de Concepción Figuera. EFE / Museu do Prado

 

O Museu do Prado homenageia, em virtude do Dia Internacional da Mulher, às artistas silenciadas pela história, exibindo na “Fachada de Velásquez” uma lona gigantesca que reproduz a obra “Estudio del natural” (1887), pintura que é obra de Concepción Figuera, mas foi atribuída a um homem.

“Estudio del natural” foi uma pintura do século XIX que recebeu elogios por parte da imprensa da época e que foi adquirida pelo Estado para ser exibida no Museu do Prado como tendo sido da autoria de Luis Lármig, pseudônimo que a artista espanhola utilizava para que sua obra fosse reconhecida por sua qualidade e seus méritos e não por sua condição de mulher.

Cerca de vinte funcionárias do Museu do Prado protagonizaram um vídeo no qual se conta a história da obra, que simboliza e que é exemplo de momentos de situações de “clara discriminação às artistas”, explicou o museu em uma nota.

“Concepción Figuera é, infelizmente, apenas uma das artistas que até hoje são invisibilizadas na história da arte, sem que conheçamos sequer seus dados básicos e a dimensão de sua obra”, explica uma das funcionárias do museu no vídeo.

Esta homenagem é uma prévia da exposição “Convidadas. Fragmentos sobre mulheres, ideologia e artes plásticas na Espanha (1833-1931)”, que abrirá no dia 30 de março e na qual será analisado o papel da mulher no sistema espanhol de arte no século XIX e nos primeiros anos do XX.

° ° ° ° ° ° ° ° °

Link para o texto original aqui

inté!

Nina

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s